Cultura indígena

Espetáculo Cantos da Floresta anima fim de semana no Museu dos Correios, em Brasília

Neste fim de semana, o Museu Nacional dos Correios recebe o projeto Rupestres Sonoros, com o espetáculo Cantos da floresta e as oficinas musicais com o grupo Mawaca. Os shows acontecem hoje (10) e sábado (11), enquanto as oficinas serão realizadas no próprio sábado e no domingo (12), no Auditório do Museu, em Brasília. A entrada é franca e a classificação, livre.

A base do show é o projeto Mawaca pelos Cantos da floresta, quando o grupo realizou turnê pela Amazônia, com apresentações e oficinas musicais com índios em cidades da região Norte, em 2011. O espetáculo traz no repertório as músicas do disco Rupestres Sonoros (2009), uma homenagem à diversidade musical dos povos indígenas e as pinturas rupestres brasileiras.

Foram produzidos arranjos contemporâneos para as canções tradicionais dos índios Suruí (Rondônia), Kayapó (Xingu), Pakaa Nova (Guaporé) e Kaxinawá (Acre), entre outros.

Além dos dois shows, o grupo também realizará duas oficinas com a participação do músico e pesquisador Ibã Kaxinawá. Ele é considerado um conhecedor dos cantos de Huni Meka, importante ritual dos Huni-Kuin, também conhecidos como Kaxinawá.

A oficina A música no universo indígena acontecerá em dois dias (11 e 12). Será uma oportunidade única para o público conhecer mais sobre a música da Amazônia e ter um contato mais estreito com os cantos sagrados do povo Kaxinawá.

Serviço
Show Cantos da Floresta
Dias 10 e 11 de maio, às 20h

Oficina A música no universo indígena
Dias 11 (16h) e 12 (11h) de maio
Local: Museu Nacional dos Correios (SCS, Quadra 4, Bloco A, nº 256, ed. Apolo) Brasília – DF.
Informações: 61 3213-5076 e www.correios.com.br/cultura
Entrada: franca
Classificação: livre

Brasília, 10 de maio de 2013